Quadrinhos Nacionais: projeto Teocrasília busca apoiadores! Quadrinhos Nacionais: projeto Teocrasília busca apoiadores!
4shares 4Facebook 0Twitter 0Google+ Num Brasil governado pela Bancada da Palavra, nem todos se curvarão ao regime teocrático. O projeto   Teocrasília é uma... Quadrinhos Nacionais: projeto Teocrasília busca apoiadores!

Num Brasil governado pela Bancada da Palavra, nem todos se curvarão ao regime teocrático.

O projeto

 

Teocrasília é uma história em quadrinhos que fala sobre um futuro distópico não muito distante, no qual a bancada religiosa da política nacional domina o país após um episódio que ficou conhecido como “Revolução da Palavra”, estabelecendo um regime teocrático.

Links para leitura:
Início da HQ para leitura online!

Revista prólogo: Teocrasília – Edição Histórica
Página do facebook para ficar por dentro das novidades do projeto
Passo a passo sobre como apoiar o projeto aqui no Catarse

Se você concorda que a mistura de política e religião pode nos levar por um caminho obscuro enquanto sociedade, apoie esse projeto. A intenção em primeiro lugar, claro, é contar uma boa história recheada de elementos de drama e ação, mas um dos grandes objetivos é chamar atenção para os problemas que a interferência de preceitos e valores religiosos na esfera política podem provocar. Especialmente quando o fanatismo impera, sobrepujando a razão e o respeito às liberdades individuais.

Conto com a participação de todos os amigos, de qualquer religião ou de nenhuma! Teocrasília não se trata de uma crítica à religião, mas sim dessa prática cada dia mais comum no nosso país de envolver líderes religiosos ou membros dessas comunidades na política de forma determinante, impondo através das leis seus preceitos e dogmas a todos os cidadãos. Na HQ explorarei o aspecto mais extremo dessa prática, expondo malefícios causados à sociedade quando se abandona a democracia e o estado laico em prol de uma teocracia, e eles vão desde perda de diversos direitos civis até a própria intolerância religiosa.

Teocrasília é uma HQ que se desenvolve em diversos núcleos de personagens. Neste primeiro volume veremos a evolução do trio central da trama:

Yuri- Um artista subversivo que participou ativamente de movimentos contra o regime e agora pretende, junto de sua companheira Fábia, fundar o Retiro Solidário Laico: uma sociedade alternativa isolada do regime, onde um grupo seleto de pessoas que prezam por suas liberdades individuais pode viver em harmonia de forma sustentável, além de preservar uma série de conhecimentos acadêmicos e produção artística e cultural que vem sendo destruída ou combatida sistematicamente pelo governo. Uma ideia arriscada que põe em risco a vida de todos, ou ainda pior… Serem presos num dos temidos Campos de Reconsagração.

Gambino- Funcionário público frustrado que sustenta uma fachada de conversão ao sistema teocrático. Contudo, sob o pseudônimo de Barba Negra, ele inicia uma jornada clandestina na promoção de atividades subversivas à margem do regime. Um caminho tão ou mais perigoso do que o de Yuri.

Vicky- Voltando de seu doutorado na Europa, ela encontra um mundo totalmente diferente do que havia deixado para trás. Sua natureza libertária e autêntica a fazem encontrar muita dificuldade em se adaptar aos novos costumes e regras sociais. Desde vestimentas até aonde ela pode ir e o que pode ou não fazer, tudo nesse novo Brasil a coloca na mira dos conservadores.

Niterói- A minha cidade serve como cenário para esse primeiro arco de histórias, e diversos pontos dela marcam presença, tornando-a quase que um personagem secundário. O uso de um cenário tão íntimo e conhecido torna toda a ambientação mais crível.

Se você leu o projeto até aqui, tenho certeza que está pensando “Hum, essa história tem potencial, mas será que vale comprar o livro?”. A resposta é: SIM!

Estou me dedicando intensamente a esse projeto, mudei minha vida de cabeça pra baixo por ele, porque eu tenho plena convicção de que essa história precisa ser contada. Estou muito animado de compartilhar com vocês o que eu já projetei, mas a verdade é que ainda vai levar algum tempo até que possam ler tudo.

Teocrasília será uma história dividida em 6 livros. O 1º LIVRO terá ao menos 144 páginas em preto e branco, formato 21×28! O valor de aquisição aqui na campanha está com um desconto promocional super legal, a ideia é tentar levar até vocês um material de qualidade por um preço justo!

Cada livro trará um arco fechado de 4 capítulos, totalizando 24 capítulos, e sim, eu tenho a história toda escrita, os principais acontecimentos e ações de cada personagem e cada linha da trama. Mas cada capítulo tem 30 páginas, ou seja, são 720 páginas! Então o planejamento é de fazer esse lançamento via catarse todo o ano, a cada ano com um volume diferente. Então SIM, vale a pena garantir o seu livro AGORA, porque conforme a história avançar e estivermos nos volumes mais adiantados, pode ser difícil encontrar exemplares dos primeiros volumes à venda. Então o que eu te peço nesse momento é: ACREDITE em Teocrasília, se por acaso você tiver se interessado pela temática, pelos personagens, pelo estilo da arte, enfim, se chamou sua atenção, se despertou sua curiosidade, eu lhe garanto: o que eu falei até agora sobre esse projeto é apenas a ponta do iceberg. Muitos momentos incríveis virão nos próximos anos, e alguns deles já nesse primeiro volume.

Eu tenho experiência com esse tipo de financiamento! Meu projeto anterior, Beladona, foi premiado e reconhecido a nível nacional!
https://www.catarse.me/beladona

Antes de prosseguirmos, preciso destacar algo importante:
O livro ‘Teocrasília 1’ será publicado pela editora CALIGARI!
A intenção de abrir essa espécie de pré-venda do livro aqui pelo catarse é simples: TODOS GANHAM!

•Vantagens para os colaboradores:
Nada muda em relação aos projetos cuja impressão é financiada por aqui, você ainda terá a oportunidade de pegar o livro com desconto em relação ao preço final em festivais, lojas e livrarias, com frete grátis, com assinatura, carimbo e desenho super caprichados! Além de receber uma série de recompensas extras como o pdf da revista prólogo e do processo de produção exclusivo para os apoiadores, que é algo realmente muito legal. Além disso, tem a oportunidade de fazer apoios além do básico e ter acesso a outra série de materiais exclusivos e super interessantes, ou seja, um nível de envolvimento e empatia com o projeto muito além do que encontraria numa prateleira. Além disso, estará colaborando MUITO para a sobrevivência do autor, como explico mais abaixo;

Vantagem para a editora:
Basicamente a editora está ok pois a matemática não muda: eles ficam responsáveis pelo custo do envio, da impressão e ficam com a mesma porcentagem que ficariam com o comércio normal, mas com um início de vendas mais acelerado que o normal (ao invés dos livros rodarem por meses em consignação, apresentando um retorno lento do investimento);

•Vantagens para o projeto:
Uma campanha no catarse tende a ter uma grande repercussão e divulgação, ajudando a história a se popularizar num tempo muito mais curto do que o normal. Além disso, publicar pela editora ajudará os livros a chegaram em espaços que eu, como artista independente não alcançaria, e honestamente esse é um projeto que precisa e merece ocupar o máximo de espaços possíveis. É um projeto ambicioso e que vai tomar tempo e energia demais para ficar restrito ao meu alcance pessoal;

•Vantagens para o autor:
Além disso a editora irá cuidar de uma série de etapas da produção e editoração do livro, além de fazer uma distribuição pros comércios muito mais eficiente do que eu seria capaz de fazer de forma independente, e tudo isso me poupará um tempo precioso, vital para trabalhar no próximo volume. Eles também me ajudarão com os envios da campanha, pois tem contato com uma distribuidora que funciona melhor do que os correios. Um ponto importante é: cortando o intermediário (livraria) que leva uma porcentagem muito grande do valor de venda, o negócio fica favorável pra todas as partes, inclusive pra mim que receberei uma porcentagem em critério de remuneração.

Orçamento

Lembrando que a editora só recebe esse percentual no que se refere aos livros, então os pacotes com recompensas acima do “básico” me favorecem bastante! Aconselho por exemplo o pacote de R$60, que inclui a revista do prólogo que foi bastante elogiada por todos que leram até o momento.

Envios e cronograma:
O livro não ficará pronto a tempo da CCXP, os envios serão feitos entre o fim de Dezembro e o início de Janeiro! Então não deixa pra adquirir seu livro no evento, apoiar esse projeto agora é o melhor caminho!
A distribuição para comércio não acontecerá antes de todos os livros serem enviados, isso foi uma imposição minha que a editora respeitosamente acatou.

Sobre a remuneração (ou “apesar de flex…”):
Normalmente a lógica que funciona no Catarse é “sem o seu apoio, esse livro não irá acontecer”.
De fato não é o caso aqui, pelo menos não com esse primeiro volume. Sendo bastante franco, eu trabalhei apenas em Teocrasília o ano INTEIRO. Os próximos meses serão sem vida social, apenas trabalho dia e noite (fora alguns compromissos profissionais como a CCXP). A verdade é que uma remuneração é justa, eu estou completamente focado nesse livro. Ano que vem terei um cronograma diferente e terei outros trabalhos em paralelo, LOGO é importantíssimo saber que tenho algum suporte financeiro vindo do projeto, pois ele realmente me exige muito tempo e energia. Sem isso eu realmente não sei se consigo garantir a continuidade do projeto até o final, ou seja, não adiantaria uma editora imprimir o livro, se eu não tiver condições de continuar com o trabalho depois, e acreditem, vai valer a pena.

Acredito que Teocrasília tem potencial para furar a bolha, portanto conto com o apoio e divulgação de todos! Esse é um projeto MUITO ESPECIAL, e estou me dedicando demais para fazer com que ele dê certo e seja de fato o melhor que tenho pra dar tecnicamente nesse momento. Sei que muitos já me conhecem, sabem que sempre procurei agir profissionalmente e que sou uma pessoa responsável. Tenho a experiência de ter feito um mega projeto de HQ aqui no catarse e tenho todo o know how necessário para fazer com que a sua experiência em participar do projeto seja a melhor possível. Lembrem-se, estamos todos ganhando e colaborando para um projeto bem legal se estabelecer e ter sua continuidade garantida!

No menu do lado direito da tela você pode conferir de forma resumida e tabelada por valores todas as recompensas disponíveis para os colaboradores. Logo abaixo uma descrição mais detalhada de cada recompensa, assim você saberá exatamente o que irá receber. Lembrando que todas elas já tem o valor do frete incluso para qualquer lugar do Brasil!

1- Nome nos agradecimentos: Seu apoio estará eternizado no livro como colaborador do projeto!

2- PDF do álbum Teocrasília 1: todos os colaboradores recebem por e-mail o PDF com o livro na íntegra.

3- PDF ‘Teocrasília: edição histórica’: envio por e-mail do PDF da revista que contém o prólogo da HQ. Uma leitura que não é obrigatória, mas vai enriquecer bastante a sua experiência com o livro principal.

4- PDF Making of: envio por e-mail desse caderno EXCLUSIVO para colaboradores. Contendo MAIS DE 200 PÁGINAS, esse compilado trará os esboços iniciais dos personagens, todos os thumbnails, lápis e desenhos relacionados ao processo de produção, além do roteiro. Uma oportunidade única de entender por dentro como funciona a construção artística de uma HQ como essa.

5LIVRO de HQ ‘TEOCRASÍLIA 1’: O grande astro dessa campanha, contendo o primeiro arco de histórias!

-Formato: 21×28 centímetros
-Miolo: 144 páginas em preto e branco, papel Offset 120g/m²
-Capa: Colorida, papel Triplex 250g/m²
-Todo os exemplares devidamente assinados com dedicatória e desenho!

6/7- Marca página/postal: trata-se de peças gráficas EXCLUSIVAS da campanha, um mimo especial para os apoiadores!

8- Pôster A3: um pôster dobrável super-caprichado feito especialmente para a campanha do Catarse. Ideal para a decoração do seu ambiente favorito.

9- ‘TEOCRASÍLIA: Edição Histórica’: Revista com 20 páginas (formato 21×28, papel reciclado 90g) contendo “reportagens” que contextualizam o leitor dentro do universo de Teocrasília. Trata-se da reprodução, de uma publicação veiculada pelo grupo do personagem Yuri, narrando os fatos ocorridos desde as Jornadas de Junho de 2013, até a Teocracia estabelecida. A HQ principal não se preocupa em explicar o passado, então esse prólogo é uma excelente oportunidade para entender como as coisas chegaram até o ponto em que estão no quadrinho. Uma leitura densa e imperdível para os interessados na trama da história. Material lançado na CCXP2016, com um retorno de crítica muito positivo até o momento. Sério, leiam isso!

10- Cardgame Teocrasília pack2017: Inspirado no clássico jogo “Arquivos Secretos: O Confronto”, que vinha anexo aos gibis de heróis Marvel e DC no final dos anos 90. Um conjunto jogável de cartas com personagens, agentes e instituições do quadrinho, com variados níveis de habilidades, além das cartas de cada habilidade. O pack de 2017 virá com 8 cartas, que já possibilitam o transcorrer do jogo, embora a cada ano uma nova coleção será lançada, fazendo com que no final da nossa jornada esse jogo esteja bem completo. A principio essa é uma produção exclusiva para os apoiadores. Aos colaboradores que apoiarem com a opção de apenas MEIO deck fica o aviso: não será possível jogar, mas além da opção de encomendar as cartas restantes caso se interesse, também é possível acumular cartas com os próximos packs. Essa é uma recompensa que se tornará mais interessante a longo prazo, conforme os packs de cada ano se complementarem. Quanto mais cartas, mais divertido e desafiador. Futuramente haverá uma caixinha, então guardem bem seus primeiros cards!

11- Desenho original A5: Um desenho finalizado com nanquim e pincel num papel de qualidade exclusivamente para você (formato 15x21cm, 240g), contendo algum personagem ou arte conceitual para as ilustrações de outras recompensas, como os próprios cards.

12- Ilustração original A4: Arte única em papel de ótima qualidade e gramatura, acabamento com nanquim e pincel (formato 21x30cm, 240g). Conterá uma das artes oficiais utilizadas na produção de recompensas da campanha.

13- Página original A3: Página original do quadrinho, utilizada no livro e produzida com diversas técnicas e materiais num papel canson formato 30×42, gramatura 180g. Essa recompensa será enviada apenas em Fevereiro, após o livro. Dessa forma o apoiador terá tempo de escolher sua página preferida da história. Além disso, o original necessita de cuidados especiais no envio, sendo preferível um envio exclusivo para tal.

14- Pacote do Colecionador COMPLETO: Escolha uma página do livro. Num envelope personalizado, este grande apoiador receberá além da página original A3 em nanquim como descrito acima, uma folha A4 120g com o lápis original, a folha com o thumbnail e o rascunho da página escolhida, uma impressão assinada da página de roteiro desse trecho da história, uma pequena carta manuscrita exclusivíssima de agradecimento pela participação no projeto, além de um certificado de autenticidade do conjunto, devidamente datado e assinado. Um conjunto de ALTÍSSIMO nível! Recompensa digna de um leilão!

15- Pacote Lojista: Caixa com 10 livros para lojistas que se interessem em receber em primeiríssima mão o livro e com um desconto especial. Indicado também para mega compras em grupo.

A meta inicial é de 15.000, mas o que acontece se por acaso esse valor for ultrapassado?

16.000 – Pôster extra – Todos os colaboradores nas categorias que incluem o pôster exclusivo como brinde receberão um pôster extra! Já começa a valer ainda mais a pena aquele pacote com um pôster, ou com a revista do prólogo, hein?

18.000 – Upgrade deck – Todos os colaboradores nas categorias que incluem cartas do cardgame de Teocrasília receberão duas cartas extras, sendo uma delas um trunfo quase imbatível!

21.000 – Caridade – Sempre que ando nas ruas aqui do Centro de Niterói, vejo muita gente em condição de rua, pessoas que já penso em ajudar de alguma forma tem algum tempo. Infelizmente eu nunca tive recursos pra fazer algo nesse sentido, mas caso alcancemos essa meta, poderei guardar num cofrinho especial uma grana para garantir um lanche pelo menos uma vez por mês pra essa galera. Inicialmente o plano é fazer de 50 a 60 sanduíches, uma noite por mês, contendo queijo, presunto, salada e um suco ou café. Tudo fresquinho comprado e preparado no dia. Não é muito, mas é o que eu sei que consigo tempo pra fazer, vou fazer de bom grado porque tenho vontade mesmo e sei que pode fazer a diferença pra alguém que tá passando fome. “Denis, como eu vou ficar sabendo se você ta realmente fazendo isso?”. Bom, eu não vou ficar postando em rede social, quem me conhece sabe que sou bem reservado no meio digital, mas a ideia é prestar um relatório trimestral através de e-mail com os apoiadores, afinal sem vocês não vai ser possível realizar isso, então nada mais justo que vocês fiquem por dentro através de texto, imagem e quem sabe algum vídeo pra vocês conhecerem a história de algumas dessas pessoas? Quem sabe, se as coisas forem bem com esse trabalho, no projeto do próximo ano eu não terei novas ideias que possibilitem até mesmo uma ampliação dessa assistência? Essa era uma meta que eu já tinha em mente desde que abri o APOIA.SE de Teocrasília, e que eu particularmente já penso em fazer a anos. Ficaria muito feliz se essa campanha do catarse viabilizasse isso e tenho certeza que vocês também.

OBS: Caso o valor arrecadado avance mais, esse projeto de caridade será ampliado, de alguma forma bem especial e com muito carinho. Talvez mais alguma melhoria nas recompensas também seja possível. Caso estejamos próximo disso, eu coloco aqui na descrição o que posso fazer a mais, ok?

Desde 2009 produz HQs e ilustrações com temáticas diversas, debutando com uma novela sobre a situação Palestina, passando depois por futebol, humor, policial, filosofia, drama e etc, até encontrar o terror em Beladona, quadrinho co-criado em parceria com Ana Recalde, sucesso de crítica e vencedora do troféu HQ Mix (Publicação Independente de Grupo em 2013, Melhor Quadrinho para a Web em 2015 e Adaptação para outras Linguagens em 2016). Indicado ainda como Desenhista Revelação em 2013 e Melhor Quadrinho da Web em 2013 e 2014. Beladona teve sua impressão financiada pelo Catarse numa campanha muito bem sucedida, e posteriormente teve adaptações para teatro e RPG.

Entre Dezembro de 2016 e Julho de 2017 viveu em Angoulême na França, capital europeia das HQs, onde foi fortemente orientado em torno da arte de Teocrasília (por profissionais da Escola Europeia Superior de Artes Visuais) e teve acesso livre não só ao maior festival de HQs do velho continente, como também entrada liberada aos históricos ‘Museu da Banda Desenhada’ e à ‘Biblioteca da Cidade Internacional da BD’. Além de participar de exposições em Paris (na feira de desenho contemporâneo Paris DDESSIN’17, com originais de ‘Teocrasília: Edição Histórica’) e Angoulême (com originais do primeiro capítulo de Teocrasília).

Participa constantemente dos principais eventos da cena quadrinistica brasileira, como o FIQ e a CCXP, entre outros. Antenado com o cenário artístico como um todo, participou de exposições em diversos lugares do Brasil. Apesar de haver participado da Cow Parade RJ 2011, foi mais ativo no cenário underground e universitário carioca nos tempos de Escola de Belas-Artes da UFRJ.

Trabalha como ilustrador e oficineiro em paralelo a seus projetos principais, além de já ter lecionado Artes na rede municipal de Niterói, sua terra natal e atual residência.

Boa parte de sua produção está disponível para leitura no site denismello.com

Vídeo por Cadu Passos
Foto da sessão “O Projeto” por Lara Baquil

APOIE AGORA: https://www.catarse.me/teocrasilia1

 

André Pacheco

Fundador

No comments so far.

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *