0shares 0Facebook 0Twitter 0Google+ Um dos grandes candidatos ao Oscar deste ano, “The Post: A Guerra Secreta” é um filme de peso, não só...

Um dos grandes candidatos ao Oscar deste ano, “The Post: A Guerra Secreta” é um filme de peso, não só pela sua trama, mas também pelo diretor e pelos seus protagonistas. Baseado em fatos reais, “The Post” bebe na mesma fonte de “Spotlight”, vencedor da estatueta de 2016, defendendo o jornalismo investigativo e a liberdade de imprensa, mas é mais grandioso, tanto pelo momento histórico que retrata, quanto pela Direção de Steven Spielberg e atuações de Meryl Streep e Tom Hanks.

A trama se passa nos anos oitenta, momento em que Kay Graham, dona do The Washington Post vivida por Meryl Streep, decide abrir o capital da empresa vendendo ações na bolsa de valores. Ao mesmo tempo, um dos editores do jornal tem acesso a documentos que mostram o verdadeiro papel dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã, o que foi escondido da população pelo governo até então. Tom Hanks, no papel de Ben Bradlee, editor-chefe do jornal, defende com unhas e dentes o direito à publicação do material sigiloso, ainda que isso possa trazer consequências drásticas para ele e para Kay. O resultado é uma história de drama e recheada de momentos de tensão, e o envolvimento com os protagonistas é automático.

A película é impecável, como é de se esperar de Spielberg, que recentemente dirigiu o ótimo “Ponte dos Espiões”, tendo a mesma parceria de Tom Hanks, que se recuperou com maestria depois de alguns filmes medianos (“Negócio das Arábias”, “Sully: O Herói do Rio Hudson”, “Inferno” e “O Círculo”). Meryl Streep mantém as suas excelentes atuações recentes, e foi indicada ao Oscar pela vigésima segunda vez, com razão. Quanto aos aspectos técnicos, é uma obra de encher os olhos, tanto pela fotografia, que realmente nos remete aos anos oitenta, quanto pelas luzes, pelo enquadramento e pela forma como a câmera se move.

Com essa combinação bem sucedida de elementos, o resultado não poderia ser outro: um dos melhores filmes da safra do Oscar de 2018, que traz uma história muito bem contada. Ainda que a Guerra do Vietnã seja um tema recorrente nas telonas, é sempre interessante vê-la sob ângulos diferentes, como ocorre em “The Post”, e nem sempre podemos assisti-la pelos olhos de Spielberg e com atuações brilhantes de Meryl Streep e Tom Hanks.

Nota: 9,5

Roberta Rodrigues

No comments so far.

Be first to leave comment below.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *